EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

2020-10-22

A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (ISBN No. 1982-7318) é um periódico de divulgação científica e de formação de educadores(as) que existe desde 2006, sendo que seus primeiros volumes foram organizados pela Editora Central dos Livros em parceria com o Formação – Centro de Apoio a Educação Básica (FCAEB), com o objetivo de disseminar conteúdos produzidos por pesquisadores e educadores maranhenses, fomentando a pesquisa e a divulgação de conhecimentos voltados para a construção de uma educação de qualidade. A partir de 2020, a Revista PEDAGOGIA COTIDIANO RESSIGNIFICADO (RPCR), passou a produzida pelo FCAEB e Formação Faculdade Integrada (FFI). Este edital é uma convocação para submissão de trabalhos a serem publicados no 5º. número da revista, em formato on-line, com previsão de lançamento em janeiro de 2021.

1. Podem ser submetidos Artigos, Relatos de Experiências, Memórias e Resenhas de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação do Instituto Formação e da FFI, bem como de outros pesquisadores maranhenses interessados em publicar trabalhos inéditos.
2. Dois pesquisadores nacionais serão convidados para escrever artigos para este número da Revista.
3. O tema do nº 05/2021 é Alfabetização, Letramentos e Tecnologias. Serão aceitos textos que estejam articulados com essa temática.
4. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos por edição, na condição de autor ou coautor.
5. O trabalho submetido poderá ter no máximo quatro autores.
6. Para realizar a submissão de arquivos, o autor deve realizar o cadastro no portal da RPCR, pelo endereço https://rpcr.com.br/. Após a realização do cadastro, seguir os passos descritos na aba “submissões” (https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/about/submissions) para envio dos manuscritos.
7. Antes de submeter os manuscritos, consultar normas para envio do texto disponíveis em https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/about/submissions.
8. A data limite para submissão de textos para esse número é 20 de dezembro de 2020.
9. Os autores poderão desistir da submissão do artigo já enviado para esta edição até o dia 30 de dezembro de 2020.
10. Os textos serão avaliados por integrantes do Conselho Editorial e os resultados da avaliação, conforme o item 11, serão divulgados aos autores até o dia 15 de janeiro de 2020. Cada texto será lido por dois integrantes do conselho e/ou por pareceristas convidados.
11. Todos os trabalhos deverão ser submetidos em conformidade com as normas do periódico, disponíveis em https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/about/submissions
12. Quanto a avaliação dos textos, o conselho Editorial poderá tomar as seguintes deliberações:
• Reprovar o texto quando constatado plágio ou autoplágio. Cópia literal ou aproveitamento de texto de terceiros é considerado plágio. Quando esta cópia ocorre de um outro trabalho do próprio autor esta prática é considerada autoplágio.
• Reprovar o texto quando apresentar qualidade científica e técnica insuficientes, seja pela inconsistência na redação, metodologia e resultados apresentados.
• Aprovar com ressalvas e solicitar correções no texto mediante parecer dos editores e avaliadores. Os autores terão a oportunidade de realizar os ajustes e uma nova avaliação será conduzida para verificar se as correções apresentadas atendem aos requisitos de revisão indicados pelo parecer do conselho editorial a consistência técnico-científica do trabalho.
• Aprovar integralmente.
13. As decisões sobre os textos, pelo Conselho Editorial, são IRRECORRÍVEIS.
14. Os artigos serão publicados em formato PDF, sem restrições, no sítio da revista digital Revista PEDAGOGIA COTIDIANO RESSIGNIFICADO. https://rpcr.com.br/.
15. A inscrição do trabalho implica em autorização para sua publicação integral.
16. No ato da submissão do texto, o autor deverá preencher a declaração de autorização para publicação, conforme modelo disponível na seção “submissões” no sítio da revista.
17. A previsão para publicação deste número é 30 de janeiro de 2021.
18. Não será cobrada taxa para publicação de artigos.
19. Os textos serão publicados somente se forem aceitos pelo Conselho Editorial, após processo de avaliação, conforme item 10 deste Edital.
20. A revista realiza a avaliação do mérito estatístico dos artigos por meio de profissionais qualificados nesta área.
21. Após a submissão do artigo, não será aceita a troca, retirada ou inclusão de autores.
22. As informações apresentadas no trabalho são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
23. Os casos omissos neste edital serão deliberados no âmbito do conselho editorial.