https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/issue/feed Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado 2020-07-26T19:27:00-03:00 Maria Regina Martins Cabral marrecas@uol.com.br Open Journal Systems <p>A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (RPCR) é uma publicação quadrimestral, dos Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação vinculados ao Curso de Pedagogia e aos Cursos de Pós-Graduação da Formação Faculdade Integrada (FFI) e do Formação – Centro de Apoio a Educação Básica (FCAEB). Foi concebida para ser um veí­culo de divulgação de textos cientí­ficos (artigos) e informativos (relatos, memórias e resenhas) sobre educação básica e educação superior, produzidos por pesquisadores seniores e por pesquisadores juniores, que estão iniciando sua trajetória na pesquisa aplicada. A Revista produz conteúdo para programas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e de Escolas de Aplicação.</p> <p>Foi editada inicialmente em 2006. Em formato eletrônico, desde julho de 2020.</p> <p>Os artigos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol, devendo ser inéditos e seguir as normas da Revista.</p> https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/9 EDITORIAL 2020-07-26T18:35:09-03:00 Maria Regina Martins Cabral marrecas@uol.com.br Ana Paula Ribeiro de Sousa marrecas@uol.com.br <p>A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (ISBN No. 1982-7318) é um periódico de divulgação cientí­fica e de formação de educadores, sendo que seus primeiros volumes foram organizados pela Editora Central dos Livros em parceria com o Formação – Centro de Apoio a Educação Básica (FCAEB), disseminando conteúdos produzidos por pesquisadores e educadores maranhenses, fomentando a pesquisa e a divulgação de conhecimentos voltados para a construção de uma educação de qualidade.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/5 ENSINO REMOTO EMERGENCIAL VISTO A PARTIR DO IFCE CAMPUS IGUATU 2020-07-25T20:34:13-03:00 José Eleudson Gurgel Queiroz prof.eleudson@gmail.com <p>Amplo debate vem acontecendo em torno do impacto causado pela pandemia da COVID-19 na educação, em especial relacionado í s modalidades de ensino, destacando-se a educação a distância (EAD). Neste texto, estão reflexões, a partir de uma experiência no IFCE campus Iguatu, quanto ao planejamento para uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), durante e após o isolamento social. Entende-se que as TICs são importantes ferramentas, mas que o ensino remoto emergencial proposto é inadequado e excludente.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/6 COMUNICAÇÃO EDUCATIVA COMO CONCEPÇÃO E METODOLOGIA NOS PROJETOS DO INSTITUTO FORMAÇÃO – ideias experimentadas 2020-07-25T20:41:53-03:00 Fabio Alessandro Sousa Cabral marrecas@uol.com.br Maria Regina Martins Cabral marrecas@uol.com.br <p>O Formação – Centro de Apoio a Educação Básica, também conhecido como Formação e Instituto Formação é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999. Tem como missão desenvolver projetos e programas de educação integral integrada ao desenvolvimento territorial orgânico, via investimento em pessoas para transformação de realidades, contribuindo continuamente para a melhoria de vida nos territórios com baixos indicadores sociais, com a compreensão de que não importa onde as pessoas nasçam. Se elas têm oportunidades elas se desenvolvem, bem como em todos os territórios existem potencialidades, por vezes encobertas pela escassez. Sua ação visa contribuir com as polí­ticas públicas.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/7 A EXPERIÊNCIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHíO NO CONETXTO DA COVID - 19: os desafios das desigualdades sociais e as novas tecnologias na educação no século XXI. 2020-07-26T00:14:16-03:00 Nádya Christina Guimarães Dutra marrecas@uol.com.br <p>Este artigo é resultado de estudos e pesquisas acerca da educação no contexto da pandemia pelo novo coronaví­rus, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 11 de maço de 2020. Aqui, propõe-se descrever e analisar a experiência da rede pública estadual do Maranhão com atividades curriculares não presenciais e ensino remoto com uso de tecnologias para os estudantes do ensino médio no Estado. Para tanto, abordar-se-á as ações do projeto Fique Em Casa Aprendendo, bem como as regulamentações para a instituição do modelo de ensino em caráter excepcional. Além disso, refletir-se-á sobre os dados de acompanhamento e monitoramento da Secretaria de Estado da Educação junto í s escolas que compuseram o projeto.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/8 ARTE, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MEMÓRIA: CONSTRUINDO SABERES 2020-07-26T18:23:15-03:00 Ana Flávia Frota Ferreira da Costa Oliveira marrecas@uol.com.br Débora Vanessa da Costa Irineu marrecas@uol.com.br <p>O presente relato apresenta algumas considerações teóricopráticas sobre o processo de alfabetização de crianças na atualidade e discute a possibilidade de inserção de práticas pedagógicas que tenham por base o trabalho com diferentes linguagens da arte em sala de aula. Encontrar formas por meio da educação que garantam condições dignas de aprendizagem, entendendo que existem individualidades em cada sujeito de direito, é desafiador quando se entende que a educação contribui para o poder/ser democrático e revolucionário. Entendemos que o homem é um ser social, portanto nossas bases teóricas estão fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crí­tica, nas contribuições de Paulo Freire, nos estudos de Magda Soares e Vygotsky, além das contribuições dos estudiosos da área de arte Viola Spolin, Augusto Boal e Bertolt Brecht. Apresentaremos nossa experiência com a temática da arte como fonte de desenvolvimento intelectual na Alfabetização e desenvolvimento do Letramento. A ênfase do texto é no valor estruturante da educação presencial, apesar da importância das novas tecnologias.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/10 APRESENTAÇÃO 2020-07-26T18:45:17-03:00 Maria de Fatima Felix Rosar marrecas@uol.com.br Orlando Oscar Rosar marrecas@uol.com.br <p>A pandemia da COVID-19 é uma crise global, sanitária, econômica e social excepcional. Poucos acontecimentos históricos podem ser comparados a ela, pelo menos na escala das últimas décadas. Esta tragédia se afigura, agora, como um teste para toda a humanidade. Trata-se de uma provação no duplo sentido da palavra: dor, risco e perigo, por um lado; teste, avaliação e julgamento, por outro. O que a pandemia está testando é a capacidade das organizações polí­ticas e econômicas de lidar com um problema global vinculado à interdependência dos indiví­duos, ou seja, algo que afeta a vida social de todos de uma forma básica. Como uma distopia que se torna realidade, o que estamos experimentando agora revela aquilo que, com as mudanças climáticas em curso, aguarda a humanidade em poucas décadas se a estrutura econômica e polí­tica do mundo não mudar muito rapida e radicalmente. Pierre Dardot e Christian Laval1 .</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/1 OPORTUNISMO DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA VIA EAD: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 2020-07-25T19:28:39-03:00 Julia Malanchen marrecas@uol.com.br <p>Este artigo tem como objetivo discutir elementos que nos auxiliem a entender os interesses que direcionam o capital na articulação das polí­ticas educacionais e na oferta da Educação a distância (EaD) para o Ensino superior e a Educação Básica nos últimos anos e seu acirramento em tempos de pandemia. Também buscamos demonstrar os principais problemas e as consequências dessa organização e formação para os indiví­duos que frequentam a Educação Básica e as universidades públicas. Nessa direção, expomos algumas legislações existentes que regulamentam essa modalidade no Brasil e os encaminhamentos dados pelo Ministério da Educação (MEC) desde o iní­cio do Governo Bolsonaro, e expomos a problemática da EaD na implementação improvisada pelas Redes Estaduais e Municipais no contexto do isolamento social devido a COVID -19. Entendemos e apontamos a função da tecnologia em uma situação de exceção como a que estamos vivendo, sem perder o foco na mediação e papel do professor, assim como na concepção de educação2 que é um processo de formação humana, e, portanto, não pode ser individual, mecânico, centrado num fetichismo tecnológico e no cumprimento de carga horária e uma lista de conteúdos.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/2 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS – DO PASSADO AO FUTURO A EDUCAÇÃO NO PRESENTE 2020-07-25T19:46:22-03:00 Maria Regina Martins Cabral marrecas@uol.com.br <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação no contexto da Quarta Revolução Industrial. Todas as revoluções produziram muitas mudanças, nem sempre positivas. Considerando a educação que se tem neste iní­cio de século, os modelos mais exitosos de uma educação de qualidade no mundo, os efeitos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 e as consequências da invasão na vida de grande parte da população das novas tecnologias, que perspectivas podem ser apontadas para a escola das próximas décadas? Considerando todos os limites da EaD, o que pode ser repensado e garantido em um contexto de grande tendência de expansão desse formato de oferta, não apenas na educação superior, mas também na educação básica? Como as famí­lias, sem as condições materiais de acesso a plataformas e aplicativos on-lines poderão garantir o direito subjetivo à educação básica de seus filhos? Qual será o papel do Estado e da sociedade civil organizada? Com esses questionamentos desenvolvi o enredo deste texto. São mais informações, indagações, do que respostas.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/3 A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: O PROFESSOR "R" E O ESVAZIAMENTO DO ATO DE ENSINAR 2020-07-25T20:05:43-03:00 Ana Paula Ribeiro de Sousa anapaularis@hotmail.com Leonardo José Pinho Coimbra solidsnk@bol.com.br <p>Com a emergência de saúde pública deflagrada em função da disseminação do novo coronaví­rus no Brasil, em março de 2020, uma das primeiras medidas foi a suspensão das atividades presenciais nas escolas e universidades como forma de manter o distanciamento social e evitar a propagação do ví­rus. O presente texto analisa as implicações dessa medida no que se refere a adoção em larga escala do "ensino remoto" como substituição í s atividades presenciais e do emprego das novas tecnologias de informação e comunicação nesse processo. Argumentamos que este processo fortalece a presença das tecnologias no ensino e acelera a adoção de um futuro modelo hí­brido em todos os ní­veis de ensino num cenário pós-pandemia, o que vai ao encontro dos interesses das empresas que atuam no mercado educacional e dos governos neoliberais, por meio da redução dos custos com a educação pública, transferindo essa responsabilidade para as famí­lias. Discutiremos também os impactos do ensino remoto sobre o trabalho docente e sobre o ato de ensinar, avaliando que podem trazer consequências irreversí­veis para a atividade pedagógica.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/4 MATERIAL AUTÊNTICO, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ADICIONAIS E AS NOVAS TECNOLOGIAS 2020-07-25T20:18:51-03:00 Beatriz Fontana biafontana7@gmail.com <p>Este texto discute a noção de material autêntico para o ensinoaprendizagem de Lí­nguas Adicionais (LAs) na perspectiva de educação linguí­stica crí­tica visando a promoção da cidadania. São consideradas a relação entre lí­ngua e cultura e entre identidade e uso da lí­ngua como um conjunto de recursos convencionalmente usados na vida social. Finalmente, são sugeridas possibilidades de uso de novas tecnologias da informação como recurso para a promoção do desenvolvimento de LAs segundo o conceito de material autêntico.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/11 O CAMINHAR DA EDUCAÇÃO REMOTA E A "EMPATIA DIGITAL" 2020-07-26T18:54:46-03:00 Evelyn Ferreira Salles marrecas@uol.com.br <p>As ruas podem estar desertas, mas o que acontece dentro das casas é aglutinaDOR. Entre preocupações com um novo cotidiano que mal se sabe ressignificar, preces recém-descobertas, placebos e manifestações de amores nãodeclarados, é insurgente o grito dos digitalmente desassistidos.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/12 MEMÓRIAS E REFLEXÕES EM TEMPO DE PANDEMIA 2020-07-26T19:07:38-03:00 Lí­dia Fernanda da Silva Vasconcelos marrecas@uol.com.br <p>A intenção deste relato é descrever percepções, vivência fí­sica e nas redes sociais de ações e diálogos sobre educação, usando tecnologias variadas e com o olhar voltado para a atual moeda de troca e de negociação mundial: a pandemia da Covid -19 que chega urgindo um necessário isolamento social. Vidas, rotinas, espaços, posturas de milhões de sujeitos foram alterados com implicações, novas possibilidades, novas e velhas (re) descobertas. Muitas lições para todos em apenas 3 meses (16 março a 16 de junho de 2020). Esse é o perí­odo destas memórias compartilhadas sobre o trabalho em tempos de pandemia.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/13 TECNOLOGIA PARA QUÊ? 2020-07-26T19:13:37-03:00 Dandara Kran marrecas@uol.com.br <p>A pandemia do novo coronaví­rus acelerou o processo de inclusão das novas tecnologias na educação, gerando desafios, causando resistências, mostrando realidades diferentes de acesso e de noção de onde a tecnologia pode se encontrar no dia-a-dia das pessoas.</p> 2020-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado