Sobre a Revista

A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (ISBN No. 1982-7318) é um periódico de divulgação científica e de formação de educadores, sendo que seus primeiros volumes foram organizados pela Editora Central dos Livros em parceria com o Formação – Centro de Apoio a Educação Básica (FCAEB), disseminando conteúdos produzidos por pesquisadores e educadores maranhenses e convidados, fomentando a pesquisa e a divulgação de conhecimentos voltados para a construção de uma educação de qualidade.

A Revista foi concebida em 2006 e os três primeiros números tiveram lançamentos anuais: Revista 01 – Educação Básica, lançada em 2006; Revista 02 – Formação de Professores, lançada em 2007; Revista 03 – Educação profissional, lançada em 2008. Em 2009, a Editora Central dos Livros encerrou suas atividades e a Revista não mais foi lançada. Em2020, o Formação – Centro de Apoio a Educação Básica (FCAEB) e Formação Faculdade Integrada (FFI) decidiram retomar a publicação em formato eletrônico e com lançamentos quadrimestrais.

A RPCR foi concebida com o objetivo de promover um debate capaz de gerar novas referências no mundo da literatura educacional e ser um periódico acessível aos professores da educação básica que, em geral, não têm sido priorizados como interlocutores importantes no debate sobre os conteúdos definidos ao longo da história da educação nacional.

Na concepção da revista está contida a ideia de se estabelecer conexões entre as dimensões em nível macro, relacionadas às conjunturas mais amplas e também as análises dos aspectos relacionados aos micro espaços, como a escola e as salas de aula. Essas conexões e análises podem nos ajudar na construção de novas possibilidades de elaborações e sínteses, para impulsionar a produção de novos paradigmas para pais, professores e graduandos dos cursos de licenciatura nos territórios brasileiros. Ou seja, nos interessa divulgar as grandes narrativas dos pesquisadores e os textos de professores de sala de aula, que relatam experiências ou descrevem suas memórias. Inovamos ao abrirmos novas perspectivas para aqueles que desejam compartilhar ideias e experiências, porém ainda não são escritores e autores com prática consolidada em pesquisas e produção de artigos científicos.