Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

A FFI lança três chamadas anuais para submissão de artigos.

Os artigos são submetidos nos meses de fevereiro a março; maio a junho; setembro a outubro e as avaliações são realizadas nos meses de abril, agosto e novembro. As publicações acontecem em janeiro, julho e novembro.

Cada texto (artigo, memórias e relatos) recebido é avaliado por dois membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc, em processo de avaliação duplo-cego. Em caso de divergência, um terceiro avaliador é convidado a dar um parecer. Problemas especí­ficos são avaliados e decididos pelos Editores.

Os editores realizam uma triagem dos textos antes de enviarem aos avaliadores.

Cada avaliador recebe uma ficha de avaliação do artigo lido.

A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (ISSN: 1982 - 7318) é uma publicação eletrônica, de periodicidade quadrimestral, dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão vinculados ao Curso de Pedagogia e aos Cursos de Pós-Graduação na área da Educação da Formação Faculdade Integrada (FFI).

A FFI tem três grupos de pesquisas ativos, na área da Educação:
NAL – Núcleo de Alfabetização e Letramento
NUGED – Núcleo de Gestão em Educação
NEPE – EDUCAÇíO – Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação e Novas Tecnologias
Esses três núcleos trabalham com pesquisa aplicada e concebem os projetos educativos das escolas de aplicação, laboratórios e as propostas de apoio í s polí­ticas públicas nos programas de extensão.

A Revista é dirigida a professores e pesquisadores da Educação Superior e da Educação Básica.

Os temas abordados pela Revista estão relacionados com as grandes problemáticas que afetam a oferta e a qualidade da educação pública para todos e, ao mesmo tempo, com questões que potencializam ou limitam a construção/ampliação da autonomia intelectual e polí­tica do professor e seus instrumentos de luta.

A Revista aborda conteúdos que vão desde os clássicos, historicamente produzidos pela humanidade, ao longo de nossa história, í queles que continuam sendo produzidos nos contextos das revoluções industriais e suas consequências nas polí­ticas educacionais.

A Revista aborda em seu tí­tulo a ideia de que a pedagogia do cotidiano precisa ser ressignificada, na perspectiva da superação do olhar apenas focado no micro e com a compreensão da importância de uma mirada no cotidiano contextualizado com o macro, que de forma permanente o influencia.

A Revista pretende contribuir com o debate sobre educação básica e educação superior em seus diversos conteúdos, ní­veis e modalidades, pensando na educação do passado e do futuro e contribuindo para a melhor educação no presente.

A Revista está aberta í  apreciação de textos com referenciais teórico-metodológicos divergentes, por compreender a importância dessa diversidade de pensamento, desde que os mesmos contribuam para um debate que fortaleça polí­ticas de educação com qualidade.

- Normas para revisão técnica, paginação e leitura de provas;

Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês ou espanhol e devem ser inéditos, com as seguintes especificações:
ARTIGOS - no mí­nimo 30 mil e, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas. Devem apresentar resumo com até 600 caracteres e de três a cinco palavras-chave.
RELATOS E MEMÓRIAS - no mí­nimo 10 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
RESENHAS - no mí­nimo 7 mil e, no máximo, 10 mil caracteres com espaços.

Os textos devem ser encaminhados exclusivamente on line, devendo o(s) autor(es) fazer o cadastro no sistema da RCPR (OJS). Outra comunicação poderá ser realizada no e-mail contato@ffiedu.com.br.

No ato da submissão, todos os dados de identificação dos autores (no máximo três) deverão estar preenchidos nos campos apropriados da página de Cadastramento (nome completo, maior titulação com a instituição e paí­s por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas, áreas de avaliação ou estudos, telefone, e-mail para contato com os editores, número do ORCID, Curriculum Vitae (em el formato Lattes, para Brasil).

O(s) autor(es), no máximo três, devem submeter o texto do artigo sem identificação de autorias e sem informações sobre o(s) autor(es). O preenchimento das informações será realizada após o resultado do processo de submissão.

O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022/2018) e passar por revisão linguí­stica especializada. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam í  polí­tica editorial e í s diretrizes e normas de publicação, conforme instruções para os autores.

Os editores se reservam o direito de sugerir e realizar alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação. Da mesma forma, reservam o direito de cancelar a publicação de textos cuja revisão final indique a necessidade de ajustes que não tenham sido realizados pelos autores no prazo determinado.
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais í  RPCR.

SOBRE A FORMATAÇíO DOS TEXTOS

FORMATO: A4, MS Word, Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25 cm no iní­cio de cada parágrafo.

MARGENS: esquerda e superior devem ser de 3 cm e a inferior e direita de 2,0 cm.
O trabalho tem que conter tí­tulo, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.
O tí­tulo em lí­ngua portuguesa deve ser em Arial 12, centralizado, em negrito, caixa alta, espaçamento 1.5, com até 120 caracteres, com espaço. Depois do tí­tulo, colocar com espaçamento simples o nome do autor. No caso de haver 2 ou 3 autores, os nomes devem estar separados por espaçamentos simples.

O resumo em lí­ngua portuguesa deverá ser em Arial 10.

Os tí­tulos em lí­ngua espanhola e em lí­ngua inglesa deverão ser em Arial 10, com alinhamento í  esquerda, negrito, caixa alta, espaçamento simples. Deve vir abaixo do resumo em português. Os respectivos resumos e palavras- chave deverão ser em Arial 10, espaçamento simples.

Os tí­tulos das seções e subseções em Arial 12, em negrito, caixa alta e baixa, alinhados í  margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento 1,5 cm entre os tí­tulos e subseções das seções e o texto. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.

A versão final dos textos aprovados devem conter, em nota de rodapé, as seguintes informações, em Arial 10, espaçamento simples entre linhas, justificado: nome do(s) autor(es), titulação (instituição e paí­s por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas), áreas de avaliação ou estudos, e-mail, ORCID e link do Lattes.

As notas de rodapé devem ser explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer em pé de página, com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as notas de rodapé, citações longas, para a indicação da fonte (autoria) das figuras e tabelas ou informações de autoria, usar fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as legendas e conteúdo das ilustrações e tabelas, usar fonte Arial, tamanho 10.

As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se í  forma: Autor (data) ou Autor (data, p.).
As citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí­-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo í  esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]

As Referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho. São apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT.

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.