Letramento literário e o ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades para a construção de novos saberes
Palavras-chave:
Letramento literário, Ensino, Língua PortuguesaResumo
É consenso entre os estudiosos e educadores que, por meio da leitura, o indivíduo se torna mais crítico diante da sociedade e de todas as questões que o cercam. Há um discurso prevalente de que é a escola a mais conceituada agência de letramento e, portanto, é a ela que a sociedade delega como uma de suas principais funções, a missão de oferecer um ambiente propício às práticas de leitura, em especial às literárias. Os documentos oficiais que tratam do currículo escolar determinam o trabalho com o letramento literário como eixo de relevância no Ensino Fundamental e, ao mesmo tempo, explicitam que a literatura é fator determinante para formação cidadã. Em oposição ao discurso uníssono acerca da importância da literatura e da formação leitora não raro, encontramos alunos desmotivados e insatisfeitos com as aulas de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere à leitura de textos literários, por considerá-los complexos e de difícil compreensão. Neste artigo apresenta-se como questão fundante o resgate do letramento literário, como alternativa ao trabalho docente destinada à (re)aproximação do aluno dos anos finais do Ensino Fundamental à leitura em uma perspectiva de construção de sentidos, identificação de valores, identidade e identificação de características, que a partir de uma abordagem metodológica conduzem ao desenvolvimento de habilidades e competências ao processo da formação de leitores por fruição. Além disso, é necessário que a escola assuma a responsabilidade que lhe cabe nesse processo, pois é um dos poucos espaços em que as crianças e jovens têm acesso ao saber literário sistematizado e ampliado em prol da formação de leitores e sujeitos ativos em uma sociedade letrada.