Dificuldades metodológicas no processo de alfabetização e letramento e o impacto das ferramentas colaborativas em turmas do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Governadora Roseana Sarney do município de São José de Ribamar – MA

Autores

  • Diana Maria Barros de Sousa Formação Faculdade Integrada
  • Elizangela Sales dos Santos Formação Faculdade Integrada
  • Maria José Costa Prado Formação Faculdade Integrada
  • Mônica Simone Rodrigues Castro Formação Faculdade Integrada
  • Raimunda Nonata Rabelo de Almeida Formação Faculdade Integrada

Resumo

Este artigo trata da importância da alfabetização com base no letramento e os avanços das novas tecnologias e o uso que se faz delas, em sentido das mudanças sociais no cenário da educação. Dentre a aprendizagem colaborativa, entretanto, a oportunidade que contribuirá a produção de conhecimento e a qualidade de ensino. Atualmente está evidente como a educação está passando por um momento ímpar e a tecnologia apresenta-se como ferramenta importantíssima neste processo. Precisa-se ressignificar a educação e o ato de alfabetizar letrando tornou-se imprescindível neste momento, onde as práticas educativas estão pautadas na interação com a internet, que desde a pandemia da COVID !9 passou a ser instrumento decisivo para a educação acontecer. O professor passou a utilizar a internet e todas as suas ferramentas para poder se fazer presente junto aos lares dos alunos e assim fazer valer o conhecimento. Na medida em que lançou mão de várias ferramentas tecnológicas e se permitiu conhecer e fazer o aluno conhecer novas possibilidades. Desta forma pensamos em investigar como estas ferramentas tecnológicas podem continuar a dar suporte no fazer pedagógico presencial, momento do alfaletrar, tão necessário nas páticas atuais do professor alfabetizador de séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Maria Barros de Sousa, Formação Faculdade Integrada

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Elizangela Sales dos Santos , Formação Faculdade Integrada

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Maria José Costa Prado, Formação Faculdade Integrada

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Mônica Simone Rodrigues Castro, Formação Faculdade Integrada

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Raimunda Nonata Rabelo de Almeida, Formação Faculdade Integrada

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Referências

BOHN, Simone R.; PAIVA, Denise. A VOLATILIDADE ELEITORAL NOS ESTADOS SISTEMA PARTIDÁRIO E DEMOCRACIA NO BRASIL. Revista de Sociologia e Política, [S.l.], v. 17, n. 33, june 2009. ISSN 1678-9873. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28741/18848

. Acesso em: 29 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

CHIAVENATO, i. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. São Paulo: Elsevier. 2009.

MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7a ed. São Paulo: Papirus, 2003.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Caxambu: ANPEd, 2002.

TAKAHASHI, A. R. W. Competências, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Downloads

Publicado

2025-08-21