Dificuldades metodológicas no processo de alfabetização e letramento e o impacto das ferramentas colaborativas em turmas do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Governadora Roseana Sarney do município de São José de Ribamar – MA
Resumo
Este artigo trata da importância da alfabetização com base no letramento e os avanços das novas tecnologias e o uso que se faz delas, em sentido das mudanças sociais no cenário da educação. Dentre a aprendizagem colaborativa, entretanto, a oportunidade que contribuirá a produção de conhecimento e a qualidade de ensino. Atualmente está evidente como a educação está passando por um momento ímpar e a tecnologia apresenta-se como ferramenta importantíssima neste processo. Precisa-se ressignificar a educação e o ato de alfabetizar letrando tornou-se imprescindível neste momento, onde as práticas educativas estão pautadas na interação com a internet, que desde a pandemia da COVID !9 passou a ser instrumento decisivo para a educação acontecer. O professor passou a utilizar a internet e todas as suas ferramentas para poder se fazer presente junto aos lares dos alunos e assim fazer valer o conhecimento. Na medida em que lançou mão de várias ferramentas tecnológicas e se permitiu conhecer e fazer o aluno conhecer novas possibilidades. Desta forma pensamos em investigar como estas ferramentas tecnológicas podem continuar a dar suporte no fazer pedagógico presencial, momento do alfaletrar, tão necessário nas páticas atuais do professor alfabetizador de séries iniciais.
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Referências
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