Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

A FFI lança três chamadas anuais para submissão de artigos.

Os artigos são submetidos nos meses de fevereiro a março; maio a junho; setembro a outubro e as avaliações são realizadas nos meses de abril, agosto e novembro. As publicações acontecem em janeiro, julho e novembro.

Cada texto (artigo, memórias e relatos) recebido é avaliado por dois membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc, em processo de avaliação duplo-cego. Em caso de divergência, um terceiro avaliador é convidado a dar um parecer. Problemas especí­ficos são avaliados e decididos pelos Editores.

Os editores realizam uma triagem dos textos antes de enviarem aos avaliadores.

Cada avaliador recebe uma ficha de avaliação do artigo lido.

A Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (ISSN: 1982 - 7318) é uma publicação eletrônica, de periodicidade quadrimestral, dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão vinculados ao Curso de Pedagogia e aos Cursos de Pós-Graduação na área da Educação da Formação Faculdade Integrada (FFI).

A FFI tem três grupos de pesquisas ativos, na área da Educação:
NAL – Núcleo de Alfabetização e Letramento
NUGED – Núcleo de Gestão em Educação
NEPE – EDUCAÇíO – Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação e Novas Tecnologias
Esses três núcleos trabalham com pesquisa aplicada e concebem os projetos educativos das escolas de aplicação, laboratórios e as propostas de apoio í s polí­ticas públicas nos programas de extensão.

A Revista é dirigida a professores e pesquisadores da Educação Superior e da Educação Básica.

Os temas abordados pela Revista estão relacionados com as grandes problemáticas que afetam a oferta e a qualidade da educação pública para todos e, ao mesmo tempo, com questões que potencializam ou limitam a construção/ampliação da autonomia intelectual e polí­tica do professor e seus instrumentos de luta.

A Revista aborda conteúdos que vão desde os clássicos, historicamente produzidos pela humanidade, ao longo de nossa história, í queles que continuam sendo produzidos nos contextos das revoluções industriais e suas consequências nas polí­ticas educacionais.

A Revista aborda em seu tí­tulo a ideia de que a pedagogia do cotidiano precisa ser ressignificada, na perspectiva da superação do olhar apenas focado no micro e com a compreensão da importância de uma mirada no cotidiano contextualizado com o macro, que de forma permanente o influencia.

A Revista pretende contribuir com o debate sobre educação básica e educação superior em seus diversos conteúdos, ní­veis e modalidades, pensando na educação do passado e do futuro e contribuindo para a melhor educação no presente.

A Revista está aberta í  apreciação de textos com referenciais teórico-metodológicos divergentes, por compreender a importância dessa diversidade de pensamento, desde que os mesmos contribuam para um debate que fortaleça polí­ticas de educação com qualidade.

- Normas para revisão técnica, paginação e leitura de provas;

Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês ou espanhol e devem ser inéditos, com as seguintes especificações:
ARTIGOS - no mí­nimo 30 mil e, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas. Devem apresentar resumo com até 600 caracteres e de três a cinco palavras-chave.
RELATOS E MEMÓRIAS - no mí­nimo 10 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
RESENHAS - no mí­nimo 7 mil e, no máximo, 10 mil caracteres com espaços.

Os textos devem ser encaminhados exclusivamente on line, devendo o(s) autor(es) fazer o cadastro no sistema da RCPR (OJS). Outra comunicação poderá ser realizada no e-mail contato@ffiedu.com.br.

No ato da submissão, todos os dados de identificação dos autores (no máximo três) deverão estar preenchidos nos campos apropriados da página de Cadastramento (nome completo, maior titulação com a instituição e paí­s por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas, áreas de avaliação ou estudos, telefone, e-mail para contato com os editores, número do ORCID, Curriculum Vitae (em el formato Lattes, para Brasil).

O(s) autor(es), no máximo três, devem submeter o texto do artigo sem identificação de autorias e sem informações sobre o(s) autor(es). O preenchimento das informações será realizada após o resultado do processo de submissão.

O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022/2018) e passar por revisão linguí­stica especializada. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam í  polí­tica editorial e í s diretrizes e normas de publicação, conforme instruções para os autores.

Os editores se reservam o direito de sugerir e realizar alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação. Da mesma forma, reservam o direito de cancelar a publicação de textos cuja revisão final indique a necessidade de ajustes que não tenham sido realizados pelos autores no prazo determinado.
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais í  RPCR.

SOBRE A FORMATAÇíO DOS TEXTOS

FORMATO: A4, MS Word, Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25 cm no iní­cio de cada parágrafo.

MARGENS: esquerda e superior devem ser de 3 cm e a inferior e direita de 2,0 cm.
O trabalho tem que conter tí­tulo, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.
O tí­tulo em lí­ngua portuguesa deve ser em Arial 12, centralizado, em negrito, caixa alta, espaçamento 1.5, com até 120 caracteres, com espaço. Depois do tí­tulo, colocar com espaçamento simples o nome do autor. No caso de haver 2 ou 3 autores, os nomes devem estar separados por espaçamentos simples.

O resumo em lí­ngua portuguesa deverá ser em Arial 10.

Os tí­tulos em lí­ngua espanhola e em lí­ngua inglesa deverão ser em Arial 10, com alinhamento í  esquerda, negrito, caixa alta, espaçamento simples. Deve vir abaixo do resumo em português. Os respectivos resumos e palavras- chave deverão ser em Arial 10, espaçamento simples.

Os tí­tulos das seções e subseções em Arial 12, em negrito, caixa alta e baixa, alinhados í  margem esquerda, com espaçamento simples entre linhas, e espaçamento 1,5 cm entre os tí­tulos e subseções das seções e o texto. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.

A versão final dos textos aprovados devem conter, em nota de rodapé, as seguintes informações, em Arial 10, espaçamento simples entre linhas, justificado: nome do(s) autor(es), titulação (instituição e paí­s por extenso, com as respectivas siglas), filiação institucional (por extenso e com as siglas), áreas de avaliação ou estudos, e-mail, ORCID e link do Lattes.

As notas de rodapé devem ser explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer em pé de página, com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as notas de rodapé, citações longas, para a indicação da fonte (autoria) das figuras e tabelas ou informações de autoria, usar fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado. Para as legendas e conteúdo das ilustrações e tabelas, usar fonte Arial, tamanho 10.

As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se í  forma: Autor (data) ou Autor (data, p.).
As citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí­-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo í  esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]

As Referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho. São apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT.

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.