O gênero textual “lenda” em prática de letramento: um mergulho na história ribamarense
Palavras-chave:
Lendas, Estudos Culturais, Alfabetização, LetramentoResumo
Neste artigo, tecemos reflexões teóricas acerca do ensino de língua materna e do processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como sua relação com os estudos culturais. Apresentamos um apanhado teórico sobre as concepções de literatura e letramento e suas implicações ao ensino. Adotamos a concepção de linguagem sociointeracionista, por entendermos que entre o ensino da língua portuguesa e as práticas sociais deve existir um elo. Abordamos concepções teóricas e metodológicas sobre os estudos culturais e letramento. Nosso objetivo foi investigar em que sentido o ensino do gênero lenda por meio da sequência didática contribui para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, bem como para o protagonismo do aluno ribamarense. Para tanto, temos como principais contribuições teóricas: Todorov (2016), Oliveira (2010), Cevasco (2016), Street (2006), Luquet (1913), Piaget (1969) e Rocco (1996). Destacamos as práticas de letramento cultural como essenciais às atividades de alfabetização e letramento.
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