Programa Memórias da Nossa Gente: a identidade da população de São José de Ribamar (MA) no currículo escolar do 5º ano dos anos iniciais na E.M. Liceu Ribamarense
Palavras-chave:
São José de Ribamar, Identidade, Memórias, CurrículoResumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar o diálogo e o fortalecimento do sentimento de pertencimento identitário dos alunos no processo de ensino e aprendizagem da história de São José de Ribamar. A história local que se destaca nos diversos atrativos culturais, possuindo destaque a festa religiosa, em honra ao santo padroeiro que possui o mesmo nome da cidade balneária e seu turismo ascendente devido aos festejos, costumes e cultura. A análise pretende evidenciar as contribuições culturais, bem como difundir a memória coletiva e a identidade social ribamarense no currículo escolar através do Programa Memórias de Nossa Gente no 5 º ano dos anos iniciais da Escola Municipal Liceu Ribamarense que integra a Rede de Ensino do Município.
Downloads
Referências
APLLE, M.W. Ideologia e Currículo. 3 Ed. Porto Alegre. Artmed, 2006.
BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memória e família. Estudos Históricos. Rio de Janeiro. p. 29-42, (1998).
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental Brasília. Mec/Sef. 1997. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2023.
BEZERRA, Mario Augusto Carvalho, MENDES, Marineide Silva, PINHEIRO, Lilia Batista. Por uma história local: Abordagens e Sugestões Metodológicas para o ensino básico de São José de Ribamar. IESF, 2022.
CANDAU, Vera Maria (Org.) Rumo a nova didática, 19. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
IBGE. Panorama Geral - São José de Ribamar. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-jose-de-ribamar/panorama. MARANHÃO. Acesso em 07 ago. 2023.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARANHÃO, Lei nº 1353, de 14 de junho de 2022. Diário oficial do município. São José de Ribamar-Ma, ano 8, nº 1.327. p. 1, jun. 2022.
MICHAEL, Young. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. V.44, n.151, p.190-202, jan/mar.2014. Disponível em:. Acesso em: 07 ago. 2023.
MIRANDA, A.J.F. São José de Ribamar: Nossa História, Nossa Cultura e Nossa Gente. São Paulo: Cortez, 2009 p.2.
____. Lenda de São José de Ribamar. São José de Ribamar- MA: Paróquia e Santuário de São José de Ribamar, 2015.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MOREIRA, Raimundo Nonato Pereira. História e memória: algumas observações. 2005. Disponível em Acesso em 13.jan.2023.
MCNEIL, John. O currículo reconstrucionista social. Tradução de José Camilo dos Santos Filho. Campinas: editora, 2001a.
____. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1999.
NORA, Pierre. <> In GERON, Charles-Robert. (org). Le lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. v 02. La Nation.
PEREIRA, Fernanda Cheiran. Arquivos, memória e justiça: Gestão documental e preservação de acervos judiciais no Rio Grande do Sul. Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/31152. Acesso em 24/08/2023.
REIS, José de Ribamar Sousa dos. São José de Ribamar: a cidade, o Santo e sua gente. São Luís, 2001.
RODRIGUES, José Honório. Filosofia e História. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
SANCRISTIAN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática, trad, Ernani F. da F, Rosa, v 3. 2000.
SEPIR. Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, 2015-2020. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.