Buscando entender a deficiência física no ingresso de alunos com esta especificidade

Autores

  • Rose Marie Carneiro Souza Menezes

Palavras-chave:

Diferente, Interação, Realidade

Resumo

O presente trabalho tem como tema “buscando entender a deficiência física para o ingresso de alunos com essa especificidade”. Observando o cenário escolar em diversas comunidades pode-se perceber que construir rampas e ampliar portas de acesso não é o suficiente para o egresso de portadores de deficiência física. No entanto, necessita-se de um olhar minucioso quanto aos aspectos humanitários que vão muito além da construção do físico e do mobiliário, estas pessoas precisam de quem tem sensibilidade e conhecimento para entender as suas peculiaridades, é por isso que o contexto escolar deve se ampliar para as mudanças tanto no currículo quanto no planejamento das aulas, não se limitando só aos conteúdos, mas também às estratégias do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVEIRA, Tatiana dos Santos da. Práticas pedagógicas em deficiência física. Indaial: Uniasselvi, 2013.

PEREIRA, Silvana Mara. Deficiência Física. Indaial: Centro Universitário Leonardo da Vinci – Grupo Uniasselvi, 2009.

SILVA, Renata; URBANESK, Vilmar. Metodologia do Trabalho Científico. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009.

______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

Downloads

Publicado

2025-08-21