A inclusão de alunos com TEA no contexto escolar

Autores

  • Sara Araújo Castro FFI

Palavras-chave:

TEA, Inclusão escolar, Práticas inclusivas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo abordar alguns pontos importantes da inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Procura descrever determinados princípios e aspectos gerais sobre a inclusão escolar, bem como as características e atendimento no contexto educativo do TEA. Consiste em uma pesquisa qualitativa, que utiliza a revisão bibliográfica que permitiu entender a inclusão de estudantes autistas em contextos educativos, o que nos faz deduzir que, apesar das políticas e diretrizes existentes, que apoiam a educação inclusiva para que esta seja de qualidade, ainda não se reflete no cotidiano escolar de forma satisfatória. Entre as dificuldades, ainda falta recursos e existem metodologias pouco inovadoras que afetam o desenvolvimento dos alunos diagnosticados com autismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Araújo Castro, FFI

Aluna de Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar. E-mail: sarinhacastro23@yahoo.com.br

Referências

BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020.

CRUZ, T. Autismo e Inclusão: Experiências no Ensino Regular. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2014.

GAUDERER, E. C.; PRAÇA, E. T. P. O. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular, 2011.

KHOURY, Lais Pereira. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar. São Paulo, 2014.

MANTOAN, M. T. E. A educação especial no Brasil – da exclusão à inclusão escolar. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED/UNICAMP, 2008.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

SANTOS, Ana Maria Tarcitano. Autismo: um desafio na alfabetização e no convívio escolar. São Paulo: CRDA, 2008.

SCHMIDT, C. (Org.). Autismo: educação e transdisciplinariedade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

SILUK, Ana Cláudia Pavão (Org.). Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria: UFSM, 2012.

Downloads

Publicado

2025-08-21