A importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem no fundamental – anos iniciais da Escola Dr. Julio Matos 2
Palavras-chave:
Jogos pedagógicos, Fundamental, Escola Júlio Matos 2Resumo
O presente estudo busca demonstrar a importância dos jogos pedagógicos como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos alunos do fundamental – anos iniciais da escola Júlio Matos 2, em São José de Ribamar- MA, visto que, os jogos e o brincar são ações que estimulam ação e raciocínio mais rápido dos alunos, desenvolvendo os aspectos motores e cognitivos, além de estimular a criatividade despertando na criança cada vez mais o interesse pelo estudo. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender quais são as contribuições dos jogos, como recursos pedagógicos para o processo ensinoaprendizagem dos alunos da Educação Infantil da referida escola. Para a construção deste artigo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada com os alunos do fundamental – anos iniciais, da turma do 2º ano de 2023, do turno matutino. O propósito da pesquisa bibliográfica foi coletar informações e dados sobre a temática para serem descritos na construção da pesquisa. A hipótese adotada era que os jogos é uma importante metodologia para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, sendo utilizados de diversas formas e no desenvolvimento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras, além de contribuir para a inclusão social e melhoria da saúde.
Downloads
Referências
BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2020.
CRUZ, T. Autismo e inclusão: experiências no ensino regular. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia, práticas educativas na escola e na família. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2014.
GAUDERER, E. C.; PRAÇA, E. T. P. O. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular. 2011.
KHOURY, Lais Pereira. Manejo comportamental de crianças com transtornos do espectro do autismo em condição de inclusão escolar. São Paulo, 2014.
MANTOAN, M. T. E. A educação especial no Brasil – da exclusão à inclusão escolar. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED/UNICAMP, 2008.
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
SANTOS, Ana Maria Tarcitano. Autismo: um desafio na alfabetização e no convívio escolar. São Paulo: CRDA, 2008.
SCHMIDT, C. (org.). Autismo: educação e transdisciplinaridade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
SILUK, Ana Cláudia Pavão (org.). Atendimento educacional especializado: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria: UFSM, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.