A evolução educacional e seus impactos tecnológicos a partir da Educação 4.0 e 5.0 no novo contexto educacional
Palavras-chave:
Educação 4.0, Educação 5.0, Impactos tecnológicosResumo
O processo de inserção das tecnologias como facilitador de ensino-aprendizagem é uma realidade, dessa forma, é necessário entender o caminho que a Educação no contexto tecnológico percorreu até aqui. A Educação 5.0 veio para complementar a 4.0, que além de fazer uso das tecnologias na sala de aula já consolidadas, vem com a proposta de também valorizar o bem-estar do indivíduo, ressaltando suas habilidades cognitivas e contribuindo para sua consciência socioambiental O presente trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica realizada no decorrer dos estudos da disciplina em curso. O objetivo geral do presente estudo é estudar as transformações ocorridas no contexto educacional até chegar na Educação 5.0. Os objetivos específicos são entender os conceitos, diferenças, impactos e contribuições da Educação 4.0 e 5.0. Dessa forma, a evolução nas modalidades de ensino demonstra como é necessário repensar os processos educacionais, uma vez que o processo de ensino aprendizagem é dinâmico e precisa se adequar junto as transformações sociais e políticas de seu tempo.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar. Ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus Editorial, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Imprensa Oficial, 2018.
CUNHA, J. M.; WEBER, L. N. D.; STEINER, P. Escala de Agressão e Vitimização entre Pares. In: WEBER, L. N. D.; DESSEN, M. A. (Orgs.). Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados. Curitiba: Juruá, 2009.
FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
LOPES NETO, A. S.; SAAVEDRA, L. H. Diga não para o Bullying: programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2013.
MADEIRA, Felícia Reicher. Violência nas escolas: quando a vítima é o processo pedagógico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
SCHILLING, Flávia. Sociedade da insegurança e violência na escola. São Paulo: Editora Moderna, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.