A evolução educacional e seus impactos tecnológicos a partir da Educação 4.0 e 5.0 no novo contexto educacional

Autores

  • Regina Célia Diniz Abreu FFI

Palavras-chave:

Educação 4.0, Educação 5.0, Impactos tecnológicos

Resumo

O processo de inserção das tecnologias como facilitador de ensino-aprendizagem é uma realidade, dessa forma, é necessário entender o caminho que a Educação no contexto tecnológico percorreu até aqui. A Educação 5.0 veio para complementar a 4.0, que além de fazer uso das tecnologias na sala de aula já consolidadas, vem com a proposta de também valorizar o bem-estar do indivíduo, ressaltando suas habilidades cognitivas e contribuindo para sua consciência socioambiental O presente trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica realizada no decorrer dos estudos da disciplina em curso. O objetivo geral do presente estudo é estudar as transformações ocorridas no contexto educacional até chegar na Educação 5.0. Os objetivos específicos são entender os conceitos, diferenças, impactos e contribuições da Educação 4.0 e 5.0. Dessa forma, a evolução nas modalidades de ensino demonstra como é necessário repensar os processos educacionais, uma vez que o processo de ensino aprendizagem é dinâmico e precisa se adequar junto as transformações sociais e políticas de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Diniz Abreu, FFI

Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Email: regina07204@gmail.com. Alunas de pós-graduação da FFI.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar. Ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus Editorial, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Imprensa Oficial, 2018.

CUNHA, J. M.; WEBER, L. N. D.; STEINER, P. Escala de Agressão e Vitimização entre Pares. In: WEBER, L. N. D.; DESSEN, M. A. (Orgs.). Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados. Curitiba: Juruá, 2009.

FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.

LOPES NETO, A. S.; SAAVEDRA, L. H. Diga não para o Bullying: programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2013.

MADEIRA, Felícia Reicher. Violência nas escolas: quando a vítima é o processo pedagógico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

SCHILLING, Flávia. Sociedade da insegurança e violência na escola. São Paulo: Editora Moderna, 2015.

Downloads

Publicado

2025-08-21