OPORTUNISMO DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA VIA EAD: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Julia Malanchen

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias, Polí­ticas Educacionais, Educação Pública, precarização, COVID -19

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir elementos que nos auxiliem a entender os interesses que direcionam o capital na articulação das polí­ticas educacionais e na oferta da Educação a distância (EaD) para o Ensino superior e a Educação Básica nos últimos anos e seu acirramento em tempos de pandemia. Também buscamos demonstrar os principais problemas e as consequências dessa organização e formação para os indiví­duos que frequentam a Educação Básica e as universidades públicas. Nessa direção, expomos algumas legislações existentes que regulamentam essa modalidade no Brasil e os encaminhamentos dados pelo Ministério da Educação (MEC) desde o iní­cio do Governo Bolsonaro, e expomos a problemática da EaD na implementação improvisada pelas Redes Estaduais e Municipais no contexto do isolamento social devido a COVID -19. Entendemos e apontamos a função da tecnologia em uma situação de exceção como a que estamos vivendo, sem perder o foco na mediação e papel do professor, assim como na concepção de educação2 que é um processo de formação humana, e, portanto, não pode ser individual, mecânico, centrado num fetichismo tecnológico e no cumprimento de carga horária e uma lista de conteúdos.

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Biografia do Autor

Julia Malanchen

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Pós-doutorado no Institute of Education (IOE) – University College of London (UCL). Professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do grupo de pesquisa "•Estudos Marxistas em Educação"– da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – "•HISTEDOPR

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Publicado

2020-07-26

Edição

Seção

Artigos