OPORTUNISMO DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA VIA EAD: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologias, Políticas Educacionais, Educação Pública, precarização, COVID -19Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir elementos que nos auxiliem a entender os interesses que direcionam o capital na articulação das políticas educacionais e na oferta da Educação a distância (EaD) para o Ensino superior e a Educação Básica nos últimos anos e seu acirramento em tempos de pandemia. Também buscamos demonstrar os principais problemas e as consequências dessa organização e formação para os indivíduos que frequentam a Educação Básica e as universidades públicas. Nessa direção, expomos algumas legislações existentes que regulamentam essa modalidade no Brasil e os encaminhamentos dados pelo Ministério da Educação (MEC) desde o início do Governo Bolsonaro, e expomos a problemática da EaD na implementação improvisada pelas Redes Estaduais e Municipais no contexto do isolamento social devido a COVID -19. Entendemos e apontamos a função da tecnologia em uma situação de exceção como a que estamos vivendo, sem perder o foco na mediação e papel do professor, assim como na concepção de educação2 que é um processo de formação humana, e, portanto, não pode ser individual, mecânico, centrado num fetichismo tecnológico e no cumprimento de carga horária e uma lista de conteúdos.