Alfabetização na perspectiva da formação humana

contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

  • Georgyanna Andréa Silva Morais Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação humana, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica cujo objeto é a alfabetização na perspectiva da formação humana, portanto, está fundamentado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Tem como objetivo analisar a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o campo da alfabetização nos estudos de Martins (2013); Dangió e Martins (2018); Martins e Marsiglia (2015); Galvão, Lavoura e Martins (2019). Evidenciamos que, para a Psicologia Histórico-Cultural, a alfabetização é vetor de promoção da formação humana à medida que promove um ensino intencional e sistematizado, para além da decodificação e codificação dos símbolos gráficos, possibilitando a ampliação das funções psíquicas superiores e, portanto, contribuindo para o desenvolvimento do psiquismo humano.

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Biografia do Autor

Georgyanna Andréa Silva Morais, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica - GEPAPHC.

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Publicado

2024-05-24