As práticas pedagógicas e o estágio no processo de formação docente do curso de pedagogia
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Percurso acadêmico, Formação docente, PedagogiaResumo
O presente artigo está voltado para a reconstrução do percurso das vivências e dos estudos teóricos, a formação proporcionad a no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para a discussão e reflexão sobre as suas potencialidades pedagógicas. Entre as disciplinas proporcionadas pelo Curso, que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos futuros docentes, por meio de diversos aspectos e abordagens, destacamos as Práticas Pedagógicas e os Seminários Temáticos II e III e de Estágio I. Desse modo, os dados utilizados e analisados estão em conformidade com as vivências acadêmicas, visto que foram necessárias para a formação docente, que nos levou à constatação da sua importância no cotidiano profissional. Também, foi uma maneira para aprendermos, em conjunto com os docentes e formadores que acompanharam o percurso das correções e o alinhamento das abordagens, como devemos planejar adequadamente o processo de ensino e aprendizagem para que atenda às necessidades educacionais.