As práticas pedagógicas e o estágio no processo de formação do­cente do curso de pedagogia

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo Universidade Federal do Mato Grosso
  • Simone Ferreira Silva Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Percurso acadêmico, Formação docente, Pedagogia

Resumo

O presente artigo está voltado para a reconstrução do percurso das vivências e dos estudos teóricos, a formação proporcionad a no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para a discussão e reflexão sobre as suas potencialidades pedagógicas. Entre as disciplinas proporcionadas pelo Curso, que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos futuros docentes, por meio de diversos aspectos e abordagens, destacamos as Práticas Pedagógicas e os Seminários Temáticos II e III e de Estágio I. Desse modo, os dados utilizados e analisados estão em conformidade com as vivências acadêmicas, visto que foram necessárias para a formação docente, que nos levou à constatação da sua importância no cotidiano profissional. Também, foi uma maneira para aprendermos, em conjunto com os docentes e formadores que acompanharam o percurso das correções e o alinhamento das abordagens, como devemos planejar adequadamente o processo de ensino e aprendizagem para que atenda às necessidades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora formadora, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Curso de Pedagogia, modalidade de EaD, da Universidade Federal do Mato Grosso, e da E.E.E.M. João Habekost, no município de Rio Pardo-RS.

Simone Ferreira Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Acadêmica do Curso de Pedagogia, modalidade de EaD, da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Primavera do Leste-MT.

Downloads

Publicado

2024-05-24