EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS – DO PASSADO AO FUTURO A EDUCAÇÃO NO PRESENTE

Autores

  • Maria Regina Martins Cabral

Palavras-chave:

Educação, Quarta Revolução Industrial, Tecnologias 4.0, Polí­ticas Educacionais, Direito Subjetivo í  Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação no contexto da Quarta Revolução Industrial. Todas as revoluções produziram muitas mudanças, nem sempre positivas. Considerando a educação que se tem neste iní­cio de século, os modelos mais exitosos de uma educação de qualidade no mundo, os efeitos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 e as consequências da invasão na vida de grande parte da população das novas tecnologias, que perspectivas podem ser apontadas para a escola das próximas décadas? Considerando todos os limites da EaD, o que pode ser repensado e garantido em um contexto de grande tendência de expansão desse formato de oferta, não apenas na educação superior, mas também na educação básica? Como as famí­lias, sem as condições materiais de acesso a plataformas e aplicativos on-lines poderão garantir o direito subjetivo à educação básica de seus filhos? Qual será o papel do Estado e da sociedade civil organizada? Com esses questionamentos desenvolvi o enredo deste texto. São mais informações, indagações, do que respostas.

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Biografia do Autor

Maria Regina Martins Cabral

Doutora em Educação pela USP. Diretora Geral da FFI. Associada fundadora do Formação – Centro de Apoio a Educação Básica. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História Sociedade e Educação (HISTEDBR) e Coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação 4.0 (NEPE – FFI).

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Publicado

2020-07-26

Edição

Seção

Artigos