Tempo de aprender o que não fazer em sala de aula

Programa que materializa Política Nacional de Alfabetização contraria concepções da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e trata ler e compreender como capa­cidades distintas

Autores

  • Paula Stella Instituto Superior Vera Cruz

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Programa Tempo de Aprender, Professor Alfabetizador

Resumo

O presente artigo analisa exclusivamente o programa “Tempo de aprender”, destacando aprendizagens resultantes da realização do curso on-line para professores, dos conhecimentos e estratégias que funcionam como obstáculos à prática docente no ciclo de alfabetização, bem como da ação das crianças nas situações de aprendizagem da leitura e da escrita. Centra-se, portanto, em aprendizagens acerca do que se desaconselha que o professor alfabetizador faça, justificando a orientação contrária à oferecida pelos formuladores do curso.

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Biografia do Autor

Paula Stella, Instituto Superior Vera Cruz

Pedagoga e Mestre em Didática da Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente e coordenadora pedagógica de turmas de educação infantil e alfabetização. Formadora de educadores de redes públicas de ensino, colaboradora em projetos implementados pelo Centro de Estudos da Escola da Vila, Comunidade Educativa CEDAC e Laboratório de Educação. Leciona em cursos de graduação em Pedagogia e pós graduação do Instituto Superior Vera Cruz. Coautora de Ensinar: tarefa para profissionais (Record, 2007) e de Formación Docente en lectura y escritura (Paidós, 2009).

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Publicado

2024-05-24