Os desafios da pedagogia hospitalar e a garantia do direito à saúde e à educação da criança hospitalizada

Autores

  • Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes Universidade Federal do Maranhão
  • Érica Paloma Araújo Garcia Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar, Criança Hospitalizada, Educação, Ludicidade

Resumo

O presente artigo aborda a importância da saúde e da educação das crianças em situações de hospitalização com o objetivo de investigar de que forma a educação e a ludicidade vêm sendo garantidas em ambientes hospitalares, visto que este é um direito da criança. Para cumprir o proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevista com uma pedagoga hospitalar que trabalha em um hospital público no município de São Luís - MA. As respostas da entrevista foram analisadas à luz da produção acadêmica selecionada envolvendo a interseção entre a saúde e a educação. Os resultados apontaram que o atendimento pedagógico hospitalar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, mas que existem algumas dificuldades a serem sanadas na realização destas ações no hospital, incluindo a melhoria das condições materiais para que o trabalho pedagógico possa acontecer a contento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão.

Érica Paloma Araújo Garcia, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2024-05-24