Uma análise do novo Fundeb e do seu caráter multidisciplinar: avanços e desafios na rede municipal

Autores

  • Joseilton Ferreira Ribeiro Formação Faculdade Integrada
  • Vania Cassia e Silva Pereira Formação Faculdade Integrada
  • Dielli Cristina Fonseca Mesquita Formação Faculdade Integrada

Palavras-chave:

FUNDEB, Financiamento, Ensino Fundamental, Educação Básica

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os avanços e desafios no que se concerne a interpretação do novo FUNDEB e seu caráter multidisciplinar na rede municipal de ensino de São José de Ribamar; identificar as mudanças legislativas orçamentárias sobre o financiamento do ensino público ao longo dos anos; elucidar pontos no novo FUNDEB e o estabelecimento do financiamento da educação municipal; analisar a importância da multidisciplinariedade no contexto escolar; verificar as possibilidades de atualização das redes de ensino na contratação de profissionais não docentes para atuarem em suas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseilton Ferreira Ribeiro, Formação Faculdade Integrada

Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação e a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Vania Cassia e Silva Pereira, Formação Faculdade Integrada

Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação e a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Dielli Cristina Fonseca Mesquita, Formação Faculdade Integrada

Pós-Graduação (MBA) da Formação Faculdade Integrada, em curso ofertado mediante parceria estabelecida entre o Instituto Formação e a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar.

Referências

KARNOPP, L R K. O Novo FUNDEB E o dever de progressividade na concretização do direito à Educação Básica: Um Estudo histórico comparativo dos fundos de financiamento. Revista de Direito Tributário e Financeiro. e-ISSN: 2526-0138, Encontro Virtual, v. 6, n. 2, p. 01 – 20, jul/dez. 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 53, de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília-DF, dez. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc53.htm

. Acesso em set. de 2018.

DIDONET, V. A Educação Infantil na Educação Básica e o FUNDEB. In: FUNDEB: Avanços na universalização da Educação Básica. Brasília: Inep, 2006, p. 21-30.

DOURADO, L F (coord.); OLIVEIRA, J F D; SANTOS, C A. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Brasilia- DF, 2007. p. 6-32. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc53.htm

. Acesso em set. de 2023.

CNTE. Políticas e gestão da educação básica: concepções e proposições da CNTE. Brasília: CNTE, 2013.

CURY, C. R. J. Os desafios da construção de um Sistema Nacional de Educação. In: CONAE (org.). Conferência Nacional de Educação (Conae) 2010. Reflexões sobre a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e o Plano Nacional de Educação: diretrizes e estratégias de ação. Brasília: Inep, 2009.

DOSSIÊ. Formação de Professores: impasses e perspectivas. Revista Retratos da Escola, Brasília, CNTE, v. 2, n. 2/3, 2008.

NATAL (Rio Grande do Norte). Secretaria Municipal de Educação. Lei no 5.339, de 27 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o Sistema de Ensino do Município do Natal e dá outras providências. Natal, RN, 2001. Disponível em: http://www.natal.rn.gov.br/sme/paginas/ctd428.html

Acesso em: 30 set. 2012.

NATAL (Rio Grande do Norte). Secretaria Municipal de Educação. Atribuições da Secretaria Municipal de Educação (SME). [2017]. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/sme/paginas/ctd-781.html

. Acesso em: 25 mar. 2017.

ROSEMBERG, F. Educação Infantil pós-FUNDEB: avanços e tensões. In: SOUZA, G (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.

SANTOS, P S M. B. Estrutura, conceitos e fundamentos da política educacional. In: . Guia Prático da Política Educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012. cap. 1, p. 1-10. Disponível em ; https://apeoc.org.br/a-valorizacao-dosasprofissionais-da-educacao-e-anossa-prioridade/. Acesso em : set de 2023.

SANTOS, J. B. O FUNDEB e a Educação Infantil no município de Itabuna. 2012. 171 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

TUCKMAN, B W. Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

Downloads

Publicado

2025-08-21