Cenário do currículo adotado na rede municipal de São José de Ribamar com ênfase ao componente curricular – Geografia
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Currículo, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino de Geografia, Município de São José de Ribamar - MAResumo
A motivação deste trabalho se deu a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a BNCC e o Currículo adotado, na vivência escolar do município de São José de Ribamar, como oportunidade de leitura, reflexão e seguimento do aprendizado da Geografia. Trata-se de um processo sistemático da materialização das informações, dos documentos, artigos, trabalhos que discutem a temática para transformá-las em conhecimento e na práxis qualitativa da educação, dessa maneira visualizar os caminhos traçados para a implementação e experiências vividas como caminhos do Currículo na rede municipal. Assim, o entendimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, embora não corresponda ao Currículo, o norteia em sua confecção, assim como o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). Nesta perspectiva clara de possibilitar que todas as escolas do país e consequentemente os discentes tenham garantido uma educação equitativa, considerando claramente os traços culturais e as peculiaridades de cada comunidade escolar, pensando na realidade ribamarense. Diante desse contexto, apresenta-se como objetivo Geral: Analisar o currículo adotado do componente curricular – Geografia, na rede municipal de São José de Ribamar. E os objetivos Específicos: Levantar os dados e o currículo utilizado na rede; Caracterizar a implementação da abordagem realizada; Expor neste e sinalizar os documentos que fundamentam a abordagem curricular confeccionado na rede. Utilizou-se a abordagem fenomenológica para descrever esse processo de implementação do currículo na rede municipal e assim alcançar os objetivos salientados, calcada na pesquisa qualitativa, com o levantamento e reflexão bibliográfica, observação e análise para descrição desse artigo. Em que foi possível inferir, que o uso do componente curricular de geografia está fundamentado na BNCC, DCTMA, e que o currículo da rede municipal está em construção.
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