ARTE, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MEMÓRIA: CONSTRUINDO SABERES

Autores

  • Ana Flávia Frota Ferreira da Costa Oliveira
  • Débora Vanessa da Costa Irineu

Palavras-chave:

Arte, Alfabetização, Letramento, Nova Tecnologias

Resumo

O presente relato apresenta algumas considerações teóricopráticas sobre o processo de alfabetização de crianças na atualidade e discute a possibilidade de inserção de práticas pedagógicas que tenham por base o trabalho com diferentes linguagens da arte em sala de aula. Encontrar formas por meio da educação que garantam condições dignas de aprendizagem, entendendo que existem individualidades em cada sujeito de direito, é desafiador quando se entende que a educação contribui para o poder/ser democrático e revolucionário. Entendemos que o homem é um ser social, portanto nossas bases teóricas estão fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crí­tica, nas contribuições de Paulo Freire, nos estudos de Magda Soares e Vygotsky, além das contribuições dos estudiosos da área de arte Viola Spolin, Augusto Boal e Bertolt Brecht. Apresentaremos nossa experiência com a temática da arte como fonte de desenvolvimento intelectual na Alfabetização e desenvolvimento do Letramento. A ênfase do texto é no valor estruturante da educação presencial, apesar da importância das novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Frota Ferreira da Costa Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF. Professora da FFI. Participa do NEPE - FFI.

Débora Vanessa da Costa Irineu

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Professora da FFI. Participa do NEPE - FFI

Downloads

Publicado

2020-07-26

Edição

Seção

Relatos